CPR VERDE REMUNERA OS PRODUTORES RURAIS PELA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

CPR
A CS Consultoria Ambiental fez o estudo ambiental de valoração da biodiversidade ambiental das áreas destinadas à ação da Philip Morris Brasil no Sul do País.

A Philip Morris Brasil (PMB) colocou em prática no Rio Grande do Sul uma ação pioneira para a preservação do meio ambiente, ao contratar as primeiras Cédulas de Produto Rural Verde (CPR Verde) da cadeia de produção do tabaco. A CPR Verde é um título de crédito do governo federal, lançado no mês de outubro do ano passado, e visa incentivar a sustentabilidade em propriedades rurais.

A proposta é aproximar as empresas e as instituições empenhadas na conservação do meio ambiente e também na compensação do impacto da atividade dos produtores rurais que vão passar a receber das florestas nativas e dos biomas, nos moldes do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A PMB selecionou duas propriedades nos municípios de Vera Cruz e de Sinimbu, com um total de 51 hectares preservados, para essa primeira ação com a CPR Verde no País.

O investimento em CPR Verde está totalmente alinhado aos demais projetos da empresa que visam a implementação e continuidade de práticas de sustentabilidade nas propriedades rurais. Ayane Gitirana, diretora de Leaf da PMB, pontua que “Só no Rio Grande do Sul, já somamos mais de 8 mil hectares de florestas nativas preservadas. Mas, para proteção ou ampliação deste número, vimos na CPR Verde um excelente mecanismo econômico para manter as florestas em pé”.

A CS Consultoria Ambiental teve a honra de participar deste momento da PMB ao fazer o estudo ambiental de valoração da biodiversidade ambiental das áreas e estruturar o escopo técnico através de metodologias que quantificam o estoque de carbono e sustentam a certificação do processo diante dos procedimentos exigidos de mercado.

Share this