PHILIP MORRIS BRASIL TRAZ AO RIO DE JANEIRO CAMPANHA PARA DESCARTE CORRETO DE BITUCAS

segunda onda campanha
Estudo em 10 países, entre eles o Brasil, revela que um quarto dos fumantes adultos pensa que jogar pontas de cigarro ao chão é um ato normal

A Philip Morris Brasil (PMB) promoveu no último dia 9/9, no Rio de Janeiro, a 2ª rodada de ações da campanha institucional global da empresa intitulada Nosso Mundo Não é um Cinzeiro. O objetivo é aumentar a conscientização e promover uma mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro. 

Além de 30 colaboradores da empresa, que distribuirão bituqueiras portáteis entre adultos fumantes nas praias de Copacabana e Ipanema, outras 23 unidades bituqueiras fixas foram instaladas na Barra da Tijuca. A ação visa conscientizar o público para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, repetindo projetos-pilotos que já foram testados em São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia. Na Região Sul, foram realizadas distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Essas bituqueiras contêm um QR Code para acesso ao site da campanha (www.naoeumcinzeiro.com.br), em português. Estatísticas mostram que 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, bitucas, pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos para se decomporem.

Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos adultos fumantes jogam as bitucas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%.

O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que os filtros são feitos de plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento. As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.

Todo o material recolhido pela campanha Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro passa por um processo de reaproveitamento, para conversão em papel reciclado. Em uma parceria da PMB, com a empresa Poiato, de Campinas (SP), única no País credenciada para realizar este trabalho.

“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisamos resolver. Queremos conscientizar os adultos fumantes sobre o descarte correto de bitucas por meio de iniciativas como Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos ", destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.

Share this