TABAQUEIRA

Construir um 
Futuro Livre de Fumo


Até quando é que a empresa líder na produção de cigarros se vai manter neste negócio? SAIBA MAIS



Saiba Mais Sobre Nós

A Tabaqueira é a subsidiária da Philip Morris International em Portugal. Somos a maior empresa tabaqueira em Portugal e uma das maiores empresas do país. Localizada no Concelho de Sintra, a nossa fábrica é um dos maiores centros de produção da PMI na União Europeia e somos uma das cinco principais empresas exportadoras nacionais, produzindo para mais de 30 países.

 

Para além de produzir e comercializar as principais marcas de tabaco internacionais e nacionais, tais como Marlboro, L&M, Chesterfield, SG e Português, a Tabaqueira iniciou em Portugal, há pouco mais de um ano, de forma bastante pioneira a nível mundial, a comercialização de uma forma de consumo de tabaco totalmente inovadora, sem combustão, com um significativo potencial de redução de risco.

 

A Tabaqueira é também a sede de Centros de Excelência da Philip Morris International na região da União Europeia, a prestar serviços e apoio a todas as fábricas e outras subsidiárias da PMI na região em áreas de competência transversal.

a nossa visão IMG_2279 BB

A Nossa Visão

Nos últimos meses a PMI tem expressado publicamente, e de forma aberta, a decisão de estabelecer um novo rumo na história da companhia. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de uma variedade de produtos sem combustão, menos nocivos, que acreditamos serem uma melhor escolha para os fumadores. É isso que significa "construir um futuro livre de fumo" - e é aí que reside a base da nossa transformação enquanto empresa.

É a maior mudança na nossa história e julgamos ser o caminho certo a seguir. A nossa visão é oferecer aos fumadores adultos uma melhor opção. Contamos atualmente com mais de 400 cientistas, engenheiros e técnicos de renome mundial para o desenvolvimento destes novos produtos. A nossa prioridade é clara: mudar centenas de milhões de fumadores adultos para alternativas menos nocivas em vez de continuarem a fumar, com a maior brevidade possível.

 

Saiba mais

IMG_2420 c

A Nossa Fábrica

Inaugurada em 1962 no Concelho de Sintra, a fábrica da Tabaqueira é hoje um dos principais centros de produção da PMI na União Europeia, empregando cerca de 700 trabalhadores. A fábrica de Albarraque produz cigarros para o mercado doméstico e para exportação e ainda os chamados semi-produtos de tabaco, exclusivamente destinados a exportação para outras afiliadas da PMI que não possuem uma unidade de produção tão completa.

O contínuo investimento na fábrica, a aplicação das metodologias de melhoria contínua e o nosso empenho em alcançar sempre resultados de excelência têm sido cruciais para aumentar a competitividade, a capacidade de produção, a produtividade e a qualidade de manufatura dos nossos produtos. No decurso de mais de 20 anos após a integração na PMI, o volume de produção na fábrica da Tabaqueira mais do que triplicou, devido a um investimento médio anual na ordem dos 13 milhões de euros.  

IMG_1904 v

As Nossas Pessoas

O que melhor define a Tabaqueira são as pessoas, a sua experiência, competência e profissionalismo, a sua motivação, a sua capacidade de adaptação e flexibilidade e a constante procura de novos objetivos, de acordo com a estratégia global da empresa. Nesse sentido, é de inteira justiça relevar o papel dos nossos cerca de 700 trabalhadores na obtenção do excelente desempenho da organização. Trabalhar na Tabaqueira é fazer parte de uma empresa líder e trabalhar num ambiente dinâmico e verdadeiramente internacional.

Investimos nos nossos trabalhadores e promovemos o seu desenvolvimento individual e a gestão estruturada das suas carreiras, fornecendo inúmeras oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional. Reconhecemos e recompensamos as nossas pessoas pelas suas capacidades e resultados, com o objetivo de promover e encorajar continuamente um desempenho de excelência e um forte sentido de compromisso com a empresa.

 

Saiba mais 

Uma Empresa Sustentável

Na Tabaqueira, a preocupação com o meio ambiente é um compromisso a logo prazo. Reduzimos os nossos resíduos e encontramos novas soluções de valorização; investimos em novas tecnologias para reduzir o consumo de água e gás natural; 100% da energia elétrica que consumimos é proveniente de fontes renováveis. Estabelecemos objetivos anuais de redução de água, energia e resíduos e estamos alinhados com a PMI na redução da pegada de Carbono em 30% até 2020, por  forma a contribuir  para um futuro ambientalmente sustentável.

 

A Tabaqueira colabora ainda, desde 2016, com a Rede Nacional do “Global Compact” das Nações Unidas, que propõe a adoção, por parte das empresas, de políticas nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e que se concretizam em 10 princípios aceites globalmente. A adesão ao Global Compact, quer pela Tabaqueira quer pela PMI tanto a nível central como noutros mercados, confirma o compromisso com o desenvolvimento de práticas empresariais sustentáveis, que passa também pelo reconhecimento sobre a nocividade global causada pelos produtos de tabaco e pelo desenvolvimento de uma gama de produtos não combustíveis, contendo tabaco ou não, que constituam uma alternativa plausível para os fumadores de produtos de tabaco combustíveis e apresentam um potencial de redução significativa dos riscos para a saúde.

 

 

 

Os Nossos Programas de Contribuições

Desde a sua fundação, a Tabaqueira tem uma longa tradição mecenática e um papel ativo no apoio a causas sociais, quer no Concelho de Sintra, quer em outras zonas do país. Nos últimos 20 anos, após a integração na PMI, a empresa conheceu um grande desenvolvimento e tem vindo a dar continuidade a uma relação de proximidade com a comunidade, de acordo com a estratégia global do Grupo, tendo-se verificado um novo impulso no apoio às instituições e entidades que atuam na área da solidariedade social.

 

Correspondendo aos “Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” das Nações Unidas e de acordo com a estratégia global da PMI, promovemos um Programa de Contribuições que identifica quatro áreas de atuação fundamentais: “Acesso à Educação”, “Oportunidades Económicas”, “Emancipação das Mulheres” e “Assistência em caso de catástrofe” e desenvolvemos ainda um conjunto de iniciativas de carácter social que abrangem toda a Empresa, através da nossa Rede de Solidariedade. Procuramos desta forma conjugar o empenho profissional e social em ações de voluntariado que incentivam não só a cidadania empresarial ativa, mas também uma cultura de responsabilidade social, numa experiência que se traduz também numa dimensão humanizadora.

Veja todas as notícias



A Nossa História

A Tabaqueira tem uma longa história. Fundada em 1927, assinalou recentemente alguns marcos históricos, entre os quais o 90º aniversário da sua fundação e os 55 anos da inauguração da fábrica no Concelho de Sintra. Os últimos 20 anos, após a integração na PMI, representaram um novo ciclo na vida desta que é a maior empresa tabaqueira em Portugal e uma das maiores empresas do país.

1927

1962

1976

1996

1997

2008

2015

2015

“A Tabaqueira, SARL” é fundada pelo empresário Alfredo da Silva.

Inauguração da fábrica em Albarraque, no Concelho de Sintra, junto à qual se ergueu um bairro residencial destinado aos trabalhadores, um refeitório, um centro de comércio, uma creche, um posto médico, um centro cultural e uma capela.

Criação da Tabaqueira – Empresa Industrial de Tabacos, E.P., agora uma empresa pública, após a fusão entre “A Tabaqueira SARL” e a “INTAR – Empresa Industrial de Tabacos, SARL”, que detinham praticamente a totalidade do mercado nacional de cigarros.

Início do processo de reprivatização que resultou na aquisição da maioria do capital social da Tabaqueira pela Philip Morris International.

Aquisição da Tabaqueira pela Philip Morris International.

A Tabaqueira é organizada em duas “empresas-irmãs”, a Tabaqueira – Empresa Industrial de Tabacos, S.A. responsável pela produção de cigarros e produtos afins, e a Tabaqueira II, S.A., responsável pela comercialização destes produtos.

Criação dos Centros de Excelência da Philip Morris International na Tabaqueira. Estes Centros prestam serviços de apoio a todas as fábricas da PMI na região da União Europeia em áreas de competência transversal. 

Lançamento e início da comercialização do IQOS em Portugal.

 

Tabaqueira

    Tabaqueira
    Av. Alfredo da Silva 35
    Albarraque
    2639-102 Rio de Mouro
    Sintra
    Portugal

Serviço ao Consumidor