Uma Empresa Sustentável
Na Tabaqueira, a sustentabilidade é um novo modelo de negócio, que procura criar valor a curto, médio, e longo prazo - melhorando continuamente a compreensão, gestão e desempenho da empresa ao nível do impacto social, económico e ambiental das suas operações e abrangente cadeia de valor, que engloba quatro dimensões ou pilares: tornar menos prejudiciais os seus produtos, respeitar as pessoas, preservar o ambiente e promover a excelência operacional.
A nossa preocupação com o meio ambiente é um compromisso a longo prazo: estabelecemos objetivos anuais de redução de água, energia e resíduos e estamos alinhados com a PMI na redução da pegada de carbono em 30% até 2020. Graças ao investimento que temos feito em novas tecnologias para reduzir o consumo de recursos e contribuir para um futuro ambientalmente sustentável, 100% da energia elétrica que consumimos é agora proveniente de fontes renováveis.
Assumimos publicamente um compromisso para com uma boa gestão da água, e em 2019 a fábrica da Tabaqueira foi a primeira em Portugal e a primeira das afiliadas europeias da Philip Morris International a receber a Certificação AWS (Alliance fo Water Stewardship), que reconhece as nossas boas práticas em matéria de uso ambientalmente sustentável da água.
Considerando este compromisso com a sustentabilidade, a questão da Educação Ambiental na sociedade tem sido uma preocupação nossa. Com o mote “CADA COISA NO SEU LUGAR”, “#QUEBREOHÁBITO” a Tabaqueira lançou recentemente com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE) Portugal, Câmara Municipal de Oeiras, CP e Infraestruturas de Portugal uma nova campanha de sensibilização e de transmissão de boas práticas ambientais com o objetivo de consciencializar os cidadãos e os fumadores adultos, em particular, para a forma como podem contribuir para a proteção dos oceanos, colocando as pontas de cigarros em cinzeiros.
O nosso compromisso com o desenvolvimento de práticas empresariais sustentáveis passa também pelo reconhecimento sobre a nocividade global causada pelos produtos de tabaco e pelo desenvolvimento de uma gama de produtos não combustíveis, contendo tabaco ou não, que constituam uma alternativa plausível para os fumadores de produtos de tabaco combustíveis e apresentam um potencial de redução significativa dos riscos para a saúde.
Em 2018 a Associação Portuguesa de Ética Empresarial premiou a Tabaqueira pelas boas práticas de sustentabilidade e pelo contributo na prossecução de melhorias de saúde e bem-estar.