A FDA (Food and Drug Administration), a Agência Americana para a Segurança Alimentar e do Medicamento, autorizou a venda do IQOS nos Estados Unidos

news-pt

A Agência Americana para a Segurança Alimentar e do Medicamento, a Food and Drug Administration (FDA) confirmou hoje que o IQOS, o sistema de aquecimento de tabaco é apropriado para a proteção da saúde pública e autorizou a sua comercialização nos Estados Unidos. A decisão da FDA resulta da sua avaliação abrangente dos requerimentos de pré-comercialização de produtos de tabaco (Premarket Tobacco Product Applications ou PMTAs em Inglês) submetidos pela Philip Morris International (PMI), de que a Tabaqueira é subsidiária, à Agência em 2017.
 
Ao contrário do que acontece com os cigarros, o sistema IQOS aquece – mas não queima – o tabaco. É o primeiro produto de tabaco aquecido eletronicamente a qualificar para comercialização nos Estados Unidos da América (EUA) de acordo com a legislação de 2009 que autorizou a FDA a regulamentar os produtos de tabaco, inclusive através da supervisão de produtos inovadores.
 
A respeito do anúncio da FDA, André Calantzopoulos, Presidente Executivo da PMI, declarou:
 
“A decisão da FDA de autorizar o IQOS nos EUA é um passo importante para os fumadores americanos. Alguns fumadores deixarão de fumar, mas muitos não, e para esses o IQOS constitui uma alternativa sem fumo a continuar a fumar. Em apenas dois anos, 7,3 milhões de pessoas no mundo terão adotado o IQOS. Esta decisão da FDA dá a oportunidade aos fumadores americanos de terem ao seu dispor essa mesma alternativa. Na PMI estamos determinados a substituir os cigarros por alternativas sem fumo que combinam tecnologia sofisticada com validação científica exaustiva. O anúncio da FDA é, por isso, um momento histórico.”
 
Acrescentou ainda: “A autorização estabelece orientações claras para a comercialização, incluindo requisitos de informação ao consumidor, que maximizam a oportunidade para fumadores adultos deixarem os cigarros, ao mesmo tempo que se minimiza o seu uso por outras pessoas. Apoiamos este propósito de forma cabal. A FDA estabeleceu um padrão exigente que esperamos, trabalhando com a FDA, implementarmos de forma a que o IQOS alcance os consumidores certos: os fumadores adultos. A PMI levará o IQOS para o mercado dos EUA através de uma licença exclusiva concedida à Altria Group, Inc., cuja subsidiária Philip Morris USA tem o conhecimento de mercado e a infraestrutura necessária para garantir um lançamento bem sucedido. A PM USA está pronta a implementar os seus planos iniciais de comercialização para o IQOS.“
 
A PMI apresentou um conjunto abrangente de evidência científica que fundamenta os requisitos necessários à pré-comercialização (PMTA) e apresentou em paralelo submissões relativas ao IQOS como um “Produto de Tabaco de Risco Modificado”, as quais a FDA continua a analisar.
 
Nota para o editor
A PMP SA apresentou os  requerimentos PMTA para pré-comercialização do IQOS e três variantes de sticks de tabaco: Marlboro HeatSticks, Marlboro Smooth Menthol HeatSticks; e Marlboro Fresh Menthol HeatSticks. 

Philip Morris International: A construir um futuro livre de fumo 
A Philip Morris International (PMI) está a liderar uma transformação da indústria do tabaco para criar um futuro livre de fumo e substituir os cigarros por produtos sem fumo em  benefício de adultos que continuariam a fumar, da sociedade, da empresa e dos seus acionistas . A PMI é uma importante empresa internacional de tabaco dedicada ao fabrico e comercialização de cigarros, produtos sem fumo, e dispositivos eletrónicos e acessórios associados, e outros produtos que contêm nicotina em mercados fora dos EUA. A PMI está a construir um futuro numa nova categoria de produtos sem fumo, que embora não sejam isentos de risco, são uma escolha muito melhor do que continuar a fumar. Através de competências multidisciplinares no desenvolvimento de produtos, instalações de ponta e substanciação científica, a PMI procura garantir que os seus produtos sem fumo vão ao encontro das preferências dos consumidores adultos e de requisitos normativos rigorosos. A carteira de produtos sem fumo IQOS da PMI inclui produtos “de tabaco aquecido sem combustão” e produtos de vapor com nicotina. Desde 31 de março de 2019, a PMI estima que aproximadamente 7,3 milhões de fumadores adultos em todo o mundo já pararam de fumar e mudaram para o produto sem combustão da PMI, que atualmente está disponível para comercialização em 47 mercados, em cidades importantes ou a nível nacional, sob a designação de marca IQOS. Para obter mais informações, consulte www.pmi.com e www.pmiscience.com.

Partilhar