Philip Morris International alcança objetivo de representação feminina: 40% de Mulheres em Cargos de Gestão

A Philip Morris International Inc. (PMI), anuncia hoje, 12 de maio, que alcançou o seu objetivo global de equilíbrio de género, assegurando pelo menos 40% de representação feminina em funções de gestão até 2022.

Jacek Olczak, CEO da PMI, referiu: "Estou imensamente orgulhoso do compromisso assumido pela PMI, e que nos permitiu alcançar a igualdade de oportunidades no local de trabalho, independentemente do género. O cumprimento deste objetivo demonstra que a nossa estratégia de inclusão e diversidade está a funcionar. A existência de perfis, backgrounds e perspetivas diversificadas permite-nos tomar melhores decisões e mais ponderadas, bem como contribuir para um desempenho melhor e mais sustentável. Acredito firmemente que uma cultura baseada na justiça, na inclusão e na diversidade são cruciais para o progresso da PMI na prossecução de um futuro sem fumo e continuarão a beneficiar a nossa empresa, à medida que nos tornamos cada vez mais focados nas necessidades dos nossos consumidores".

Silke Muenster, responsável pela área da Diversidade da PMI, declarou: "Este foi um esforço levado a cabo por toda a empresa, que exigiu que todos assumissem as suas responsabilidades. Estou extremamente satisfeita por termos atempadamente cumprido o nosso objetivo, mas reconheço que ainda temos um longo caminho a percorrer na nossa jornada de diversidade, igualdade e inclusão. Com isto em mente, o nosso próximo grande objetivo de representação de género inclui 35% de mulheres em cargos superiores até 2025. E acrescenta: “uma força de trabalho verdadeiramente diversificada é uma parte fundamental para alcançar o nosso objetivo de construir um futuro sem fumo. Estou muito orgulhosa dos progressos que fizemos até à data e estou confiante no que iremos atingir no futuro."

O novo objetivo que a empresa agora estabelece – 35% de mulheres em cargos superiores até 2025 – demonstra a aposta contínua da PMI em matéria de igualdade de género.

A empresa anuncia hoje também a recertificação de EQUAL-SALARY atribuída pela Fundação independente EQUAL-SALARY. Esta recertificação confirma que a PMI continua a pagar de forma igual a homens e mulheres pelo desempenho de funções iguais nos mais de 90 mercados onde opera.

A Fundação EQUAL-SALARY é uma organização independente, sem fins lucrativos, sediada na Suíça. A certificação EQUAL-SALARY confirma que as organizações têm políticas e práticas sustentáveis, de forma a assegurar o pagamento igual aos seus trabalhadores – homens e mulheres - por trabalho igual.

Lisa Rubli, co-CEO da Fundação EQUAL-SALARY, refere que esta recertificação global da PMI significa que “na economia global de hoje, as melhores práticas estão a estabelecer a fasquia da excelência. Uma empresa internacional a obter a recertificação EQUAL-SALARY a nível global é um momento histórico, não apenas para os seus mais de 89.000 trabalhadores, mas também para a causa da igualdade de género em todo o mundo. A energia e o empenho da Philip Morris International em prol da igualdade salarial e dos princípios da EQUAL-SALARY é uma forte demonstração da vontade da empresa em melhorar continuamente, não deixando margem para dúvidas relativamente à sua atribuição. Estamos orgulhosos deste grande feito!"

 

Outras iniciativas e exemplos de sucesso da PMI para alcançar em pleno a igualdade de género incluem:

  • Abordar a questão do preconceito de género na avaliação de talentos, incluindo o recrutamento, a gestão de desempenho e a oportunidades de carreira.
  • A introdução de diretrizes globais de licença parental inclusiva (2020).
  • O lançamento de um grupo de recursos para trabalhadores, a fim de proporcionar uma fonte de apoio, inspiração e capacitação das mulheres para que melhorem as suas competências, expandam a sua rede e desbloqueiem todo o seu potencial.
  • O lançamento de um programa de mulheres em cargos de liderança para apoiar as mulheres que desempenham essas funções.


Philip Morris International: A construir um futuro livre de fumo

A Philip Morris International (PMI) é a principal empresa internacional de fabrico e comercialização de tabaco, que trabalha na construção de um futuro sem fumo e no desenvolvimento, a longo prazo, do seu portfolio com vista à inclusão de outros produtos, para além do tabaco e da nicotina. O atual portfolio é composto maioritariamente por cigarros e por produtos sem fumo, onde se incluem produtos sem combustão, cigarros eletrónicos e de administração oral de nicotina, comercializados em mercados fora dos E.U.A.

Desde 2008, a PMI investiu mais de 9 mil milhões de dólares americanos no desenvolvimento, substanciação científica e comercialização de produtos inovadores sem fumo para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a comercialização dos cigarros. Isto inclui o desenvolvimento de competências de avaliação científica de classe mundial, nomeadamente nas áreas da toxicologia de sistemas pré-clínicos, da investigação clínica e comportamental, bem como de estudos de pós-comercialização.

A Agência Americana para a Segurança Alimentar e para o Medicamento, a U.S Food and Drug Administration (FDA), autorizou a comercialização de uma versão do dispositivo IQOS Plataforma 1, e respetivos consumíveis, como um Produto de Tabaco de Risco Modificado (Modified Risk Tobacco Product, MRTP da sigla em Inglês), concluindo que a informação de modificação de exposição destes produtos é apropriada para a promoção da saúde pública.

A 31 de dezembro de 2021, os produtos sem fumo da PMI eram comercializados em 71 mercados e a empresa estima que aproximadamente 12,3 milhões de adultos, excluindo a Rússia e a Ucrânia, em todo o mundo já mudaram completamente para o IQOS e deixaram de fumar. Com uma base sólida e uma especialização significativa em ciências vivas, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou a sua ambição de se expandir para a área do bem-estar e dos cuidados de saúde e de fornecer produtos e soluções inovadoras que visem responder às necessidades não supridas dos doentes e dos consumidores.

Para obter mais informações, consulte www.pmi.com e www.pmiscience.com.

 

Sobre a EQUAL-SALARY Foundation

A EQUAL-SALARY Foundation é uma fundação sem fins lucrativos estabelecida desde 2010, responsável por atribuir a certificação de EQUAL-SALARY, baseada numa metodologia robusta e transparente, que privilegia a igualdade salarial entre homens e mulheres. O desenvolvimento da certificação EQUAL-SALARY conta com o apoio financeiro do Gabinete Federal para a Igualdade de Género e a sua metodologia foi utilizada como referência pelo Tribunal Federal Suíço de Alta Justiça.

EQUAL-SALARY é a única certificação para igualdade salarial destacada pela Comissão Europeia num relatório sobre Gender Pay Gap. A EQUAL-SALARY é membro da EPIC (Equal Pay International Coalition) e do UN Global Compact.

Até à data, a Fundação EQUAL-SALARY concluiu mais de 120 procedimentos de certificação em todo o mundo. Várias das empresas certificadas renovaram o seu compromisso, demonstrando uma forte vontade de promover a equidade, construindo a confiança e o respeito pelos seus colaboradores.

Com esta certificação, as organizações estão em melhor posição para atrair e reter talentos e provar que cumprem as regras de boa governança.

 

Sobre o processo de certificação EQUAL-SALARY como símbolo de excelência

O processo de certificação EQUAL-SALARY inclui duas fases. A primeira avalia estatisticamente os dados salariais com base numa metodologia desenvolvida com a Universidade de Genebra. A segunda, avalia a diferença salarial geral, abaixo de 5%, entre homens e mulheres e o processo avança através de uma auditoria contratada com a PwC (principal parceiro de auditoria), que certifica a conformidade do processo.

Durante essa fase, a PwC avalia o compromisso geral da empresa com a igualdade salarial quanto à sua implementação nos processos de Recursos Humanos. Para ser totalmente inclusivo, os colaboradores são entrevistados durante a auditoria no local. Apenas as empresas que cumprirem todos os requisitos do procedimento obtêm a certificação EQUAL-SALARY, o que significa que alcançaram a excelência em igualdade de remuneração.

A certificação EQUAL-SALARY permite que as organizações verifiquem e comuniquem que pagam a mulheres e homens de forma igual e justa. É uma solução prática e científica para alcançar a transparência, preservando a confidencialidade.



Partilhar