Philip Morris International lança Relatório Integrado 2022

O relatório anual comunica o progresso da PMI rumo a um negócio maioritariamente livre de fumo, à medida que prossegue o seu processo de transformação

A Philip Morris International Inc. acaba de apresentar o seu Relatório Integrado relativo ao ano de 2022. Baseado na avaliação formal de materialidade de sustentabilidade, este documento procura fornecer uma descrição objetiva do modelo de negócio, de governança e gestão, de estratégia e de desempenho do grupo.

"Apesar dos seus muitos desafios, 2022 foi um ano notável que aproximou os nossos trabalhadores e que nos viu dar passos mensuráveis no sentido de alcançarmos o nosso propósito", disse Jacek Olczak, CEO da PMI. "Estamos a progredir em direção à nossa aspiração de, em 2025, nos tornarmos uma empresa maioritariamente livre de fumo e, finalmente, substituirmos gradualmente os cigarros. Embora uma transformação desta magnitude e complexidade não possa ser alcançada de um dia para o outro, estamos empenhados em fazê-la acontecer o mais rapidamente possível. É através de um compromisso construtivo que aceleraremos o ritmo de mudanças significativas e impactantes e completaremos a nossa transformação."

Esta última edição do Relatório Integrado da PMI comunica o progresso que a empresa está a fazer para alcançar o seu propósito – a declaração de propósito da empresa enuncia o objetivo da companhia de construir um futuro sem fumo, concentrando os seus recursos no desenvolvimento, substanciação científica e comercialização responsável de produtos sem fumo que apresentam potencial de redução de nocividade face aos cigarros convencionais, com o objetivo de substituir completa e o mais rapidamente possível os cigarros e de se expandir, a longo prazo, enquanto negócio, para as áreas do bem-estar e dos cuidados de saúde.

A partir do seu enquadramento ESG (do inglês, Environment, Social and Governance), a PMI desenvolveu oito estratégias direcionadas às áreas de impacto mais prioritárias para a empresa. Para acompanhar essas oito estratégias, a PMI estabeleceu 11 metas, que formam a base de seu Roteiro para 2025, e 19 indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o progresso através do Índice de Sustentabilidade. Cada KPI também está alinhado com um de dois vetores: sustentabilidade do produto (11 KPIs) ou sustentabilidade operacional (8 KPIs).

"A informação não financeira é cada vez mais utilizada por stakeholders externos para avaliar e comparar o desempenho de uma empresa com outras, incluindo a comunidade financeira nas suas análises e decisões de investimento. É vital para a integridade da PMI que as informações e os dados que divulgamos publicamente reflitam com precisão o progresso da nossa empresa, seguindo métodos de cálculo claros", explicou Emmanuel Babeau, Chief Financial Officer da PMI.

No ano passado, a PMI também publicou o seu primeiro Protocolo de KPIs ESG, que inclui a definição, metodologia e abrangência de cada um dos KPIs relativos ao Índice de Sustentabilidade por forma a disponibilizar informação mensurável, verificável, consistente e precisa sobre o progresso. Em conjunto com esta última edição do Relatório Integrado, a empresa publica igualmente um Protocolo atualizado que sublinha os esforços realizados durante 2022 para tornar esses KPIs ainda mais robustos.

Nesse mesmo ano, o progresso rumo às aspirações de sustentabilidade da PMI continuou a um ritmo acelerado, à medida que procurou responder aos impactos dos seus produtos (o que produz) e das suas operações (como produz).

No que diz respeito aos impactos sociais dos seus produtos, a companhia continuou a transformar-se e a cumprir o seu propósito; além disso, prosseguiu a implementação de programas de prevenção de acesso dos jovens menores aos seus canais de retalho diretos e indiretos. Consciente da importância de reduzir o desperdício pós-consumo, fez igualmente progressos na implementação de programas de retoma para os seus dispositivos e consumíveis sem fumo e aumentou as suas competências nas áreas de reparação de dispositivos eletrónicos.

Impacto do produto:

Social

  • 24,9 milhões: Total estimado de utilizadores adultos dos produtos sem fumo da PMI (2021: 21,7 milhões)1
  • 32,1%: Das receitas líquidas provenientes de produtos sem fumo (2021: 29,5%)2
  • 73: Mercados onde os produtos sem fumo do PMI estão disponíveis para venda, dos quais 42% são países de baixo e médio rendimento (2021: 71, 42%)3
  • 10,7 mil milhões de dólares: Investimento acumulado em produtos sem fumo desde 2008 (2021: 9,2 mil milhões de dólares)4
  • 91%: Do volume total de vendas coberto por programas de prevenção de acesso de jovens a canais de retalho indiretos (2021: 91%)5
  • 0,3 mil milhões de dólares: Receita líquida anual com origem em produtos de bem-estar e saúde (2021: USD 0,1 mil milhões)
Ambiental

  • 86%: A taxa de reciclagem dos dispositivos IQOS entregues aos nossos centros de reciclagem centralizados (percentagem média ponderada para cada dispositivo reciclado) (2021: 86%)6
  • 68%: Do volume de vendas coberto por mercados com programas de limpeza de resíduos provenientes de cigarros combustíveis em vigor8,5%: Do volume de vendas coberto por mercados com programas de retoma de consumíveis sem fumo7
Relativamente à vertente social da sua operação, a PMI expandiu o acesso a oportunidades estruturadas de formação ao longo da vida aos trabalhadores do grupo, publicou um compromisso reforçado com os direitos humanos e concluiu as suas sexta e sétima avaliações de impacto em direitos humanos, no Brasil e na Malásia. Do ponto de vista ambiental, continuou a descarbonizar as suas operações diretas, enquanto as suas metas baseadas em evidência científica foram validadas para emissões líquidas zero de GEE (gases de efeito estufa) em toda a sua cadeia de valor até 2040. Em paralelo com a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15), em dezembro de 2022, a empresa anunciou novas ambições e estratégias de longo prazo em matéria de biodiversidade e água, alinhadas com o quadro de biodiversidade pós-2020 adotado pelas partes na convenção.

Impacto operacional:

Social


  • 40,7%: Dos cargos de gestão ocupados por mulheres, superando a meta de 2022 de 40% (2021: 39,7%)
  • 7: Avaliações de impacto em matéria de direitos humanos realizadas desde 2018 nos países de maior risco (2021: 5)
Ambiental

  • 55%: Proporção de tabaco comprado sem risco de desflorestação das florestas primárias e protegidas e sem conversão de ecossistemas naturais (2021: 37%)
  • Pontuação triple A do CDP para segurança climática, florestal e hídrica, pelo terceiro ano consecutivo
Como um robusto complemento ao conteúdo e aos dados incluídos no Relatório Integrado de 2022 da PMI, a empresa desenvolveu 12 estudos de caso e histórias de mercado que mostram o impacto e destacam como as afiliadas da PMI em todo o mundo impulsionam a sustentabilidade. Todos os estudos de caso e histórias de mercado estão disponíveis on-line numa seção dedicada em pmi.com/sustainability.
"Reconhecemos a necessidade fundamental de continuarmos a construir legitimidade e confiança entre os nossos stakeholders, que são fundamentais para o propósito da nossa empresa e podem acelerar o ritmo com que o alcançamos", disse Jennifer Motles, Chief Sustainability Officer da PMI. "O mais recente Relatório Integrado visa atender à procura por informações mais detalhadas e comparáveis sobre os nossos riscos e o nosso desempenho. À medida que continuamos a aprender, a transformar e a descobrir melhores formas de desenvolver soluções que tenham um impacto com significado, esperamos que a nossa transparência e a nossa vontade de nos envolvermos desencadeiem o diálogo com aqueles que podem ajudar a acelerar o nosso ritmo de mudança."

Partilhar