Tabaqueira altera as cores do logotipo e lança newsletter institucional para dar a conhecer um futuro melhor e mais sustentável

PR15.DEC
No final de um ano que colocou as organizações à prova, testou a sua resiliência e impôs grandes desafios em termos de adaptação e flexibilidade, a Tabaqueira decidiu traduzir o processo de transformação do negócio pelo qual está a passar também na sua imagem institucional. Depois de décadas com um logotipo marcado pelo azul escuro e pelo amarelo torrado, a subsidiária da Philip Morris (PMI) em Portugal avançou para um refresh que suaviza o tom marinho e opta pelo verde.

A seleção das novas cores vai ao encontro de dois objetivos. Por um lado, com o logotipo renovado, a Tabaqueira aproxima-se da palete cromática da sua casa-mãe, sublinhando o alinhamento que existe no processo de transformação que a Organização está a levar a cabo nos mais de 180 países onde está presente. Por outro lado, a nova cor adotada, o verde, está muito ligada ao conceito que, nos últimos anos, se tornou central para o modelo de negócio da empresa: a sustentabilidade.

Miguel Matos, Diretor-Geral da Tabaqueira, afirma: “Em conjunto com a nossa casa-mãe, assumimos o compromisso de construir um futuro livre sem fumo, colocando em marcha um processo de transformação do nosso negócio, no sentido da substituição dos cigarros por melhores alternativas, sem combustão, devidamente consubstanciados por evidência científica. O nosso paradigma assenta atualmente em Investigação & Desenvolvimento, procurando reduzir as externalidades negativas associadas aos nossos produtos e atividade. Nesse sentido, a sustentabilidade assente no desenvolvimento de produtos inovadores, da nossa cadeia de valor e da nossa própria cultura organizacional está no centro da nossa estratégia, que tem em vista um mundo e uma sociedade mais sustentáveis. Pelo que, num ano em que, pelas suas circunstâncias extraordinárias, fomos obrigados a refletir, pensámos que seria importante dar nota, de forma mais visível, do nosso posicionamento no mercado e na sociedade. Quisemos fazê-lo de uma forma suave, daí que optássemos pela atualização das cores.”

Desde 2016 que o grupo PMI está apostado em oferecer alternativas menos nocivas aos cigarros tradicionais, concentrando-se no fabrico de produtos sem combustão, como o IQOS. Portugal foi o quarto país no mundo a introduzir este sistema de tabaco aquecido em Portugal, sendo a Tabaqueira apresentada como um caso de sucesso pelos bons resultados apresentados: são já cerca de 250 mil os portugueses que trocaram os cigarros tradicionais por esta alternativa inovadora, que permite consumir nicotina sem combustão. Recorde-se que, no passado mês de julho, a Agência Americana para a Segurança Alimentar e para o Medicamento, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou a comercialização do IQOS e das unidades de tabaco aquecido como “Produto de Tabaco de Risco Modificado”. A FDA concluiu que a evidência científica disponível comprova que o sistema IQOS é um produto de tabaco fundamentalmente diferente e uma melhor escolha para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, beneficiando por isso saúde da população no geral.

Nesta exigente mudança de paradigma, e precisamente para dar a conhecer a missão da Organização e o trabalho que está a desenvolver em prol da promoção da Saúde Pública, a Tabaqueira decidiu também lançar a sua newsletter institucional, um espaço de informação sem qualquer intuito comercial. “Por um Futuro Melhor” terá uma periodicidade trimestral e pretende dar a conhecer às muitas centenas de stakeholders aqueles que são as prioridades, as preocupações e os temas que estão na agenda de uma empresa que, além de ser uma das maiores exportadoras nacionais, pretende ter um papel disruptivo na sociedade. Ciência, inovação, sustentabilidade, ações de sensibilização e iniciativas de responsabilidade social são alguns dos temas desta newsletter.

“Somos uma empresa guiada pelos factos e pela evidência científica. Pelo que, nestes tempos em que a informação e, simultaneamente, a desinformação proliferam, considerámos importante dar a conhecer de forma mais direta às muitas centenas de pessoas e organizações que constituem a nossa comunidade alargada quem somos, a nossa missão e o nosso propósito. Acreditamos que, com o encorajamento regulatório necessário, assim como com o apoio da sociedade civil, conseguiremos caminhar progressivamente rumo a um futuro melhor, sem fumo. Pelo que a transparência e a divulgação de informação aos muitos e diversos stakeholders da Tabaqueira são valores, para nós, fundamentais”, refere Miguel Matos.

Consulte aqui a primeira edição da nova newsletter institucional da Tabaqueira: Por Um Futuro Melhor.

Sobre a Tabaqueira 

Fundada em 1927 e desde 1997 subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, a Tabaqueira é a maior empresa do setor no país e atualmente um dos principais centros de produção e sede de vários Centros de Excelência da PMI na Europa e a nível global (incluindo a sede da PMI Leaf que suporta as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África). Localizada em Sintra, emprega mais de 900 trabalhadores e, em 2019, exportou mais de 80% da sua produção para 17 países (aproximadamente 600 milhões de Euros), encontrando-se entre as 10 maiores empresas exportadoras nacionais. O compromisso da Tabaqueira para com a sustentabilidade é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. Para mais informação, consulte www.tabaqueira.pt.
 

Partilhar