COMITÊ PARDO APRESENTA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE TRECHO DO RIO PARDINHO

riopardo
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo) realizou no dia 22 de novembro, a quinta e última reunião do ano, nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A presidente Valéria Borges Vaz, ao dar as boas-vindas, destacou que o ano de 2022 é para ser comemorado, pois “estamos colhendo as sementes que plantamos com muito comprometimento”.

O diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Agepardo), Roberto Mendes, lembrou o processo do projeto de recuperação de um trecho de dois quilômetros do rio Pardinho, situado entre a ponte da Linha Borges de Medeiros e a barragem de captação da Corsan. Esse é um trabalho, em conjunto, do Comitê Pardo, Agepardo, Ministério Público e produtores rurais, com recursos da Corsan e execução da Salix Engenharia Natural.

A assinatura do contrato do projeto foi em agosto de 2021 e em outubro do mesmo ano foram realizadas as análises técnicas do trecho, onde foram detectados 10 subtrechos com processos erosivos. Destes, três foram escolhidos para recuperação. Em janeiro deste ano, a empresa contratada entregou o projeto de execução, que foi colocado em prática de 26 de setembro a 07 de outubro. O monitoramento e manutenção dos três trechos recuperados ocorrerá, por parte da Salix, durante um ano. O casal Guido e Lourdes Bloedorn, em cuja propriedade foi recuperado um ponto, comemorou a ação. “Moro ali há 50 anos e esse trabalho é muito importante para o rio Pardinho, para o interior e para a cidade”.

O gerente para Assuntos Ambientais da Afubra, Adalberto Huve, vice-presidente do Comitê Pardo, destaca a importância do trabalho de preservação das margens do rio Pardinho. “Sabemos que é um trecho pequeno, porém, já é um passo dado e nossa expectativa é de que possamos, à medida que tivermos orçamento ou parcerias, ampliar as ações de recuperação”.

NOVA PARCERIA – Ao final da reunião, a empresa Philip Morris Brasil revelou que vai apoiar o projeto para a recuperação dos sete subtrechos já diagnosticados como sensíveis aos processos erosivos. “É um orgulho para a Philip Morris Brasil anunciar a parceria com a Agepardo, Comitê Pardo e Salix, no projeto de restauro dos sete subtrechos do rio Pardinho. Uma ação totalmente alinhada ao nosso compromisso de trabalhar de forma colaborativa, para a preservação do meio ambiente e pela boa gestão dos recursos hídricos. Queremos integrar as partes interessadas aos especialistas, para que os resultados sejam de alto impacto ao município de Santa Cruz do Sul. Dessa forma, podemos colaborar com o plano da bacia hidrográfica que estamos inseridos e, assim, com toda a população”, destaca Fabiane Bartz, do time de Sustentabilidade da Philip Morris Brasil.

Share this