March 09, 2020

PELA PRIMEIRA VEZ, GOVERNADOR EDUARDO LEITE VISITA FÁBRICA DA PHILIP MORRIS BRASIL EM SANTA CRUZ DO SUL

Release governador
Santa Cruz do Sul, 09 de março de 2020 – A fábrica da Philip Morris Brasil (PMB), em Santa Cruz do Sul (RS), recebeu pela primeira vez, na segunda-feira (9/3), a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que teve a oportunidade de conhecer todas as etapas de um dos mais completos ciclos para a fabricação de cigarros.

A operação da PMB em Santa Cruz do Sul engloba desde o desenvolvimento de semente de tabaco até o produto final. O município concentra a maior parte dos colaboradores e centraliza a fabricação de cigarros da empresa, em uma unidade responsável por abastecer os pontos de venda em todo o território nacional e também mercados externos. A unidade ainda é abastecida pelo tabaco adquirido a partir de contratos de fornecimento mantidos com mais de 6 mil pequenos produtores de tabaco, espalhados pelos três Estados da Região Sul. 

É uma honra para nós receber o governador Eduardo Leite em nossa unidade, nesta primeira visita à Santa Cruz do Sul. Representa uma oportunidade para reforçarmos o compromisso que a PMB mantém com o desenvolvimento do Estado há 45 anos e de mostrarmos a importância da operação brasileira, que já olha na direção do tabaco aquecido como o futuro da cadeia produtiva do tabaco no Brasil," afirma o diretor de Operações da Philip Morris Brasil, Alejandro Okroglic

A PMB tem contribuído com o desempenho do setor do tabaco como um todo. Dados divulgados recentemente pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) mostram que o Brasil é o maior produtor e mantém, há 25 anos, a liderança da exportação de tabaco. Em 2019, foram 549 mil toneladas, exportadas para 111 países, resultando em divisas da ordem de US$ 2,14 bilhões. O Rio Grande do Sul respondeu por 84% dessas vendas externas.

Meio ambiente e diversidade
A unidade da PMB em Santa Cruz do Sul (RS) também integra um amplo projeto da Philip Morris International (PMI) no sentido de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), onde vem obtendo resultados relevantes.

Em 2018, a fábrica foi a primeira unidade produtiva do País – e a primeira da Philip Morris International (PMI) – a receber o certificado da Alliance for Water Stewardship (AWS). O selo é um reconhecimento à liderança da empresa na implantação de políticas visando a redução do consumo de água em seus processos produtivos, a recuperação de bacias hidrográficas e o atendimento às necessidades da comunidade do entorno.

A unidade da PMB também começou 2020 com outra ação concreta na área de sustentabilidade, ao implantar o projeto Sem Copos Descartáveis, que zerou o consumo de 65 mil unidades mensais do produto em suas instalações, dentro de um programa mais amplo, que busca eliminar o envio de qualquer resíduo a aterros sanitários até 2022.

Além disso, a fábrica ainda participa da meta instituída pela PMB para ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres nos próximos três anos. Para isso, a empresa ampliou suas iniciativas para a promoção da igualdade de gênero, da diversidade e da inclusão entre seus colaboradores. Desde fevereiro deste ano, a empresa faz parte do Movimento Mulher 360 (MM360), unindo esforços a outras grandes empresas do País, também dispostas a promover a diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
 
Em 2019, a PMB foi a primeira empresa do País a receber a certificação EQUAL-SALARY, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. O reconhecimento feito pela organização suíça EQUAL-SALARY Foundation, consolida seu compromisso com políticas e práticas que valorizam a igualdade de gênero.
 
O empenho por um local de trabalho diverso e inclusivo também levou a empresa, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ao lado de outras grandes companhias que trabalham pelo respeito aos direitos humanos dessa população, dentro do universo corporativo brasileiro. O compromisso com a diversidade e a inclusão encontra respaldado em seu grupo de afinidade #bold (coragem, em português), criado por colaboradores para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+.

Sobre a Philip Morris Brasil
Afiliada da Philip Morris International (PMI) que está liderando a transformação na indústria do tabaco para criar um futuro sem fumaça e substituir os cigarros por produtos sem fumaça, para o benefício de adultos que continuariam fumando, para a sociedade, para a companhia e para os investidores. Líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e venda de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos, a Philip Morris Brasil atua no País há 45 anos. A companhia está liderando uma transformação no setor para criar um futuro sem fumaça, substituindo os cigarros por alternativas sem fumaça que, embora não sejam isentas de riscos, são uma escolha muito melhor do que continuar fumando. Com áreas multidisciplinares em desenvolvimento, instalações de última geração e comprovação científica, a PMI visa garantir que seus produtos sem fumaça atendam às preferências dos consumidores adultos e aos rigorosos requisitos regulatórios, para benefício da sociedade, da empresa e de seus acionistas. O portfólio da PMI inclui tabaco aquecido e produtos que contêm nicotina. No final de 2019, a estimativa da PMI era de que aproximadamente 9,7 milhões de adultos fumantes em todo o mundo parariam de fumar e migrariam para seu produto de tabaco aquecido, IQOS, atualmente disponível para venda em mais de 50 mercados.