Saiba Mais Sobre Nós

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International em Portugal, é a maior empresa de tabaco a nível nacional, e uma das maiores empresas do país. Localizada em Albarraque, no concelho de Sintra, a nossa fábrica é um dos maiores centros de produção da PMI na União Europeia e também uma das dez principais empresas exportadoras nacionais, produzindo para mais de 25 países.

 

Produzimos e comercializamos as principais marcas de tabaco a nível nacional e internacional: SG, Português, Marlboro, L&M e Chesterfield. Para além disso, no final de 2015 a Tabaqueira iniciou de forma pioneira a comercialização de uma inovadora forma de consumo de tabaco, sem combustão, com um significativo potencial de redução de risco. Portugal foi assim o quarto país no mundo a iniciar a comercialização de IQOS, que conta já com cerca de 6,6 milhões de consumidores adultos em todo o mundo, e aproximadamente 200 mil a nível nacional.

 

Para além de ser um dos maiores centros de produção da PMI na União Europeia, e sede de Centros de Excelência, prestando serviços e apoio a todas as fábricas e outras subsidiárias da PMI na região em áreas de competência transversal, a Tabaqueira é também sede da PMI LEAF, que suporta as boas práticas de agricultura na Europa, Médio Oriente e África.
Em 2018 a Associação Portuguesa de Ética Empresarial premiou a Tabaqueira pelas boas práticas de sustentabilidade e pelo contributo na prossecução de melhorias de saúde e bem-estar. 

 

No início de 2019 a nossa fábrica foi a primeira em Portugal e a primeira das afiliadas europeias da Philip Morris International a ser certificada pela norma AWS (Alliance for Water Stewardship) que reconhece as boas práticas da empresa em matéria de uso ambientalmente sustentável da água.

a nossa visão IMG_2279 BB

A Nossa Visão

Desde 2016 que a PMI tem expressado publicamente, e de forma transparente, a decisão de estabelecer um novo rumo na história da companhia. O compromisso que assumimos para com os milhões de fumadores no mundo inteiro, prende-se com o desenvolvimento de produtos sem combustão, menos nocivos, que acreditamos serem uma melhor opção por comparação com continuar a fumar. A base da nossa transformação assenta nessa visão – da “construção de um futuro livre de fumo”, que se traduz na maior mudança da nossa história, e que acreditamos ser o caminho certo a seguir.

Queremos disponibilizar a todos os fumadores adultos uma melhor opção e, para isso, contamos atualmente com mais de 430 cientistas, engenheiros e técnicos de renome mundial para o desenvolvimento destes novos produtos.

A nossa prioridade é clara: mudar a vida de centenas de milhões de fumadores adultos com a disponibilização de alternativas menos nocivas quando comparadas com os cigarros tradicionais, com a maior brevidade possível.

 

Saiba mais

IMG_2420 c

A Nossa Fábrica

Inaugurada em 1962 no Concelho de Sintra, a fábrica da Tabaqueira é hoje um dos principais centros de produção da PMI na União Europeia. A fábrica de Albarraque produz cigarros para o mercado doméstico e para exportação e ainda os chamados semi-produtos de tabaco, exclusivamente destinados a exportação para outras afiliadas da PMI que não possuem uma unidade de produção tão completa.
O contínuo investimento na fábrica, a aplicação das metodologias de melhoria contínua e o nosso empenho em alcançar sempre resultados de excelência têm sido cruciais para aumentar a competitividade, a capacidade de produção, a produtividade e a qualidade de manufatura dos nossos produtos.

No decurso de mais de 20 anos após a integração na PMI, o volume de produção na fábrica da Tabaqueira mais do que triplicou, devido a um investimento médio anual na ordem dos 15,5 milhões de euros.

No início de 2019 a Tabaqueira foi a primeira empresa em Portugal e a primeira das afiliadas europeias da Philip Morris International a receber a certificação AWS (Alliance for Water Stewardship), que reconhece as boas práticas da empresa em matéria de uso sustentável da água, deixando claro o nosso compromisso para com a sustentabilidade em todas as atividades que desenvolvemos.

IMG_1904 v

As Nossas Pessoas

O que melhor define a Tabaqueira são as pessoas, a sua experiência, competência e profissionalismo, a sua motivação, a sua capacidade de adaptação e flexibilidade e a constante procura de novos objetivos, de acordo com a estratégia global da empresa. Nesse sentido, é de inteira justiça relevar o papel dos nossos cerca de 800 trabalhadores na obtenção do excelente desempenho da organização. Trabalhar na Tabaqueira é fazer parte de uma empresa líder e trabalhar num ambiente dinâmico e verdadeiramente internacional.

Investimos nos nossos trabalhadores e promovemos o seu desenvolvimento individual e a gestão estruturada das suas carreiras, fornecendo inúmeras oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional. Reconhecemos e recompensamos as nossas pessoas pelas suas capacidades e resultados, com o objetivo de promover e encorajar continuamente um desempenho de excelência e um forte sentido de compromisso com a empresa.

 

Saiba mais 

Uma Empresa Sustentável

Na Tabaqueira, a sustentabilidade é um novo modelo de negócio, que procura criar valor a curto, médio, e longo prazo - melhorando continuamente a compreensão, gestão e desempenho da empresa ao nível do impacto social, económico e ambiental das suas operações e abrangente cadeia de valor, que engloba quatro dimensões ou pilares: tornar menos prejudiciais os seus produtos, respeitar as pessoas, preservar o ambiente e promover a excelência operacional.

 

A nossa preocupação com o meio ambiente é um compromisso a longo prazo: estabelecemos objetivos anuais de redução de água, energia e resíduos e estamos alinhados com a PMI na redução da pegada de carbono em 30% até 2020. Graças ao investimento que temos feito em novas tecnologias para reduzir o consumo de recursos e contribuir para um futuro ambientalmente sustentável, 100% da energia elétrica que consumimos é agora proveniente de fontes renováveis.

 

Assumimos publicamente um compromisso para com uma boa gestão da água, e em 2019 a fábrica da Tabaqueira foi a primeira em Portugal e a primeira das afiliadas europeias da Philip Morris International a receber a Certificação AWS (Alliance fo Water Stewardship), que reconhece as nossas boas práticas em matéria de uso ambientalmente sustentável da água.

 

Considerando este compromisso com a sustentabilidade, a questão da Educação Ambiental na sociedade tem sido uma preocupação nossa. Com o mote “CADA COISA NO SEU LUGAR”, “#QUEBREOHÁBITO” a Tabaqueira lançou recentemente com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE) Portugal, Câmara Municipal de Oeiras, CP e Infraestruturas de Portugal uma nova campanha de sensibilização e de transmissão de boas práticas ambientais com o objetivo de consciencializar os cidadãos e os fumadores adultos, em particular, para a forma como podem contribuir para a proteção dos oceanos, colocando as pontas de cigarros em cinzeiros.

 

O nosso compromisso com o desenvolvimento de práticas empresariais sustentáveis passa também pelo reconhecimento sobre a nocividade global causada pelos produtos de tabaco e pelo desenvolvimento de uma gama de produtos não combustíveis, contendo tabaco ou não, que constituam uma alternativa plausível para os fumadores de produtos de tabaco combustíveis e apresentam um potencial de redução significativa dos riscos para a saúde.

 

Em 2018 a Associação Portuguesa de Ética Empresarial premiou a Tabaqueira pelas boas práticas de sustentabilidade e pelo contributo na prossecução de melhorias de saúde e bem-estar. 

Veja todas as notícias



A Nossa História

A Tabaqueira tem uma longa história. Fundada em 1927, assinalou recentemente alguns marcos históricos, entre os quais o 90º aniversário da sua fundação e os 55 anos da inauguração da fábrica no Concelho de Sintra. Os últimos 20 anos, após a integração na PMI, representaram um novo ciclo na vida desta que é a maior empresa tabaqueira em Portugal e uma das maiores empresas do país.

1927

1962

1976

1996

1997

2008

2015

2015

“A Tabaqueira, SARL” é fundada pelo empresário Alfredo da Silva.

Inauguração da fábrica em Albarraque, no Concelho de Sintra, junto à qual se ergueu um bairro residencial destinado aos trabalhadores, um refeitório, um centro de comércio, uma creche, um posto médico, um centro cultural e uma capela.

Criação da Tabaqueira – Empresa Industrial de Tabacos, E.P., agora uma empresa pública, após a fusão entre “A Tabaqueira SARL” e a “INTAR – Empresa Industrial de Tabacos, SARL”, que detinham praticamente a totalidade do mercado nacional de cigarros.

Início do processo de reprivatização que resultou na aquisição da maioria do capital social da Tabaqueira pela Philip Morris International.

Aquisição da Tabaqueira pela Philip Morris International.

A Tabaqueira é organizada em duas “empresas-irmãs”, a Tabaqueira – Empresa Industrial de Tabacos, S.A. responsável pela produção de cigarros e produtos afins, e a Tabaqueira II, S.A., responsável pela comercialização destes produtos.

Criação dos Centros de Excelência da Philip Morris International na Tabaqueira. Estes Centros prestam serviços de apoio a todas as fábricas da PMI na região da União Europeia em áreas de competência transversal. 

Lançamento e início da comercialização do IQOS em Portugal.

 

Tabaqueira

    Tabaqueira
    Av. Alfredo da Silva 35
    Albarraque
    2639-002 Rio de Mouro
    Sintra
    Portugal

Serviço ao Consumidor (Produto convencional)