Tabaqueira tem um novo Diretor Geral

2

Marcelo Nico assumiu liderança no princípio do ano

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI) – a maior empresa de fabrico e comercialização de tabaco em Portugal e um dos maiores centros de produção do Grupo na Europa – tem um novo Diretor Geral desde o princípio do ano. O argentino Marcelo Nico, até ao final do ano passado responsável por oito mercados na região da África do Sul e Ilhas do Índico, assume agora o mercado nacional, substituindo o português Miguel Matos, designado pela PMI como Managing Director dos mercados BENELUX. 

Marcelo Nico desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional na PMI, onde se encontra desde 2003. Desde então e até 2010 esteve, sobretudo, ligado às áreas comerciais, de vendas e marketing, em mercados como o italiano, suíço, russo e na região da América Latina, tendo na última década desempenhado funções de crescente responsabilidade no mercado Sul-africano, numa primeira fase, conquistando progressivamente a gestão de mais mercados até ser nomeado, em 2015, responsável por toda a região. 

Ao longo dos últimos cinco anos, Marcelo Nico teve a responsabilidade de desenvolver o processo de transformação de negócio da PMI rumo a um futuro sem fumo, através da inovação, da digitalização e da mobilização de talento em torno destes objetivos. 

Numa mensagem que dirigiu, à chegada à Tabaqueira, aos cerca de 1000 trabalhadores da empresa sedeada em Albarraque, no concelho de Sintra, Marcelo Nico referiu: “É com grande entusiasmo que assumo a liderança da Tabaqueira, uma empresa que se destaca no mercado nacional, com um peso relevante na economia do país, e com uma história e um legado que me inspiram e motivam. A experiência que trago de 17 anos na PMI, cinco dos quais como responsável pelo cluster de mercados da África do Sul, será posta ao serviço da visão de crescimento que a PMI tem para o Grupo. Conto com todos para sermos um exemplo de continuada geração de valor – para o grupo, para a sociedade e para um futuro melhor. Contem também comigo, e com todo o meu empenho e sentido de compromisso, para continuarmos a ser uma empresa de referência em Portugal e a afirmar a nossa organização como um motor de inovação, de sustentabilidade e de transformação.”

Encontrando-se entre as dez maiores exportadoras nacionais, a Tabaqueira iniciou, há cinco anos, a comercialização de IQOS, uma inovadora forma de consumo de tabaco, sem combustão, menos nociva do que continuar a fumar cigarros, que conta já com mais de 16 milhões de consumidores adultos em todo o mundo, e aproximadamente 250 mil a nível nacional (Portugal foi o quarto país no mundo a introduzir este sistema inovador). Com base nos dados apurados pela Tabaqueira, com um aumento de cerca de 13% nas exportações em 2020, assumimos com orgulho o nosso contributo para a economia e emprego nacionais. A Tabaqueira é uma empresa apostada em contribuir para a construção de um futuro melhor assente no desígnio de que é possível reduzir a nocividade dos produtos de tabaco e construir um mundo livre de fumo.


Sobre a Tabaqueira 
Fundada em 1927 e desde 1997 subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, a Tabaqueira é a maior empresa do setor no país e atualmente um dos principais centros de produção e sede de vários Centros de Excelência da PMI na Europa e a nível global (incluindo a sede da PMI Leaf que suporta as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África). Localizada em Sintra, emprega mais de 900 trabalhadores e, em 2019, exportou mais de 80% da sua produção para 17 países (aproximadamente 600 milhões de Euros), encontrando-se entre as 10 maiores empresas exportadoras nacionais. O compromisso da Tabaqueira para com a sustentabilidade é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. Para mais informação, consulte www.tabaqueira.pt.

 

Para mais informações, contactar:

Rui Minhós | Diretor Assuntos Institucionais Tabaqueira 

 

Partilhar