Cáritas assinala uma década de parceria com a Tabaqueira nos Açores

A Cáritas e a Tabaqueira, empresa subsidiária da Philip Morris Internacional (PMI), assinalam hoje uma década de parceria nos Açores. Ao longo destes dez anos têm sido vários os projetos apoiados pela empresa e que têm permitido contribuir para apoiar a comunidade local na região, sobretudo junto de populações em situação de maior fragilidade social.

Mais recentemente, em junho, foi firmado o projeto AtivaMente – Açores, que garante o financiamento anual de 16 bolsas que se destinam a integrar as pessoas nas respostas ocupacionais da Cáritas na Ilha de São Miguel.

José Augusto Melo Borges, Vice-Presidente da Cáritas de Ilha de São Miguel, sublinha: “Esta parceria traduz o sentido de responsabilidade social que está inerente a cada um de nós, a cada entidade, enquanto resposta facilitadora de uma efetiva integração comunitária, criando junto dos beneficiários uma maior igualdade de oportunidades, sentido de identidade e pertença e possibilidade de autonomização”.

Rui Minhós, Diretor de Assuntos Institucionais da Tabaqueira, afirma: “O envolvimento social e solidário junto das comunidades locais está no nosso ADN, e num ano tão simbólico para a Tabaqueira – em que cumprimos 95 anos de fundação, queremos dizer que estamos presentes, empenhados, como sempre, com a nossa comunidade mais alargada. É por isso que, há dez anos, abraçámos de forma entusiasmada esta parceria com a Cáritas nos Açores, e que se consubstancia, agora com o apoio ao programa AtivaMente.”

Destacamos o apoio prestado, em 2012, a cerca de 40 famílias, através da doação de bens essenciais, incluindo cabazes alimentares, eletrodomésticos, cobertores, lençóis e outros produtos de primeira necessidade, na sequência de severas tempestades que assolaram os Açores. No ano seguinte, o apoio ao Fundo de Emergência Social criado pela Cáritas Açores, com a doação de 600 cabazes alimentares, e que permitiu ajudar 50 famílias. Em 2016, o apoio ao programa de empreendedorismo RESTART da Cáritas, na Ilha Terceira, que promoveu a qualificação e reinserção profissional de desempregados, e que permitiu, durante dois anos, beneficiar 50 jovens e 25 famílias.

“No nosso entendimento, a parceria com a Tabaqueira tem sido determinante e tem permitido contribuir para o trabalho que a Cáritas tem desenvolvido junto da região dos Açores”, conclui José António Gomes, Presidente de Cáritas de Ilha de São Miguel.

Partilhar