Fábrica de Tabaco Micaelense e Tabaqueira reforçam CIVISA com doação de equipamento

As administrações da Fábrica de Tabaco Micaelense (FTM) e da Tabaqueira, uma subsidiária da Philip Morris International (PMI), doaram ao CIVISA equipamento para proteger a população do Arquipélago dos Açores, em caso de crise sismovulcânica.

A Fábrica de Tabaco Micaelense (FTM), que celebra este ano o seu 156º aniversário, e a Tabaqueira, subsidiária portuguesa do grupo Philip Morris International (PMI), que este ano comemora 95 anos desde a sua fundação e 25 anos desde a sua aquisição pela PMI, doaram ao Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) cinco sensores de gás para  monitorizar emissões e assim proteger a população do Arquipélago dos Açores em caso de crise sismovulcânica, como tem estado a acontecer em São Jorge.

O CIVISA identificou esta necessidade de sensores de gás, utilizados na recente crise de La Palma (Espanha), para apurar a concentração de gases no ar e os seus possíveis perigos e aconselhar a população durante crises vulcânicas.

Uma vez que em áreas vulcânicas a desgaseificação pode constituir um perigo permanente, estes equipamentos, como medida de prevenção, podem ser usados não apenas em eventuais erupções vulcânicas, mas também durante os períodos de dormência para avaliar a qualidade do ar e os níveis a que a população poderá eventualmente estar exposta. Para o efeito, um destes instrumentos encontra-se já na Graciosa para apoiar na monitorização permanente da Furna do Enxofre.

O ato de entrega dos equipamentos decorrerá pelas 11.00 horas de segunda-feira, dia 11 de julho, nas instalações do CIVISA, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, contando com a presença do Presidente da FTM, Mário Fortuna, e do Presidente da Tabaqueira, Pedro Nunes dos Santos. As duas empresas assumem o empenho continuado em contribuir para o desenvolvimento social e económico sustentado da Região Autónoma dos Açores, considerando que este apoio responde ao seu compromisso com a comunidade local e permite reforçar a capacidade de resposta técnica e científica do CIVISA.

Com uma parceria histórica e estratégica desde há quase 40 anos, renovada no ano passado, a FTM é o parceiro natural da Tabaqueira nas duas Regiões Autónomas para implementar o seu processo de transformação de negócio e operações assentes na sustentabilidade, rumo a um futuro melhor e sem fumo.

Partilhar