Philip Morris International Inc. (PMI) Suspende investimentos e ativa plano para reduzir operações na Federação Russa

A Philip Morris International Inc. anuncia a suspensão dos investimentos planeados na Federação Russa, incluindo o lançamento de novos produtos, bem como dos investimentos comerciais, de inovação e de fabrico. Foram também ativados planos para a redução das operações de fabrico na Rússia, no quadro de disrupções na cadeia de abastecimento e de um ambiente regulamentar em evolução. Continuaremos a acompanhar a situação à medida que esta evolui.

"Assistimos em choque à guerra que se vive na Ucrânia e condenamos veementemente a violência. Somos solidários com os homens, mulheres e crianças inocentes que sofrem", afirmou Jacek Olczak, CEO da PMI. "Juntamo-nos às inúmeras vozes que apelam ao fim imediato da guerra e à restauração da paz".

"A nossa prioridade imediata é a segurança e a proteção dos nossos mais de mil trabalhadores na Ucrânia e das suas famílias. E, nesse sentido, tomámos medidas para alcançar três objetivos primordiais: ajudar a evacuar mais de 800 pessoas (até à data de hoje), incluindo as que se encontravam nas zonas mais afetadas; fornecer apoio crítico a todos os trabalhadores que permanecem na Ucrânia; e fornecer apoio logístico, médico, financeiro a todos aqueles que já deixaram o país, bem como outros apoios mais práticos em países vizinhos. Continuamos a pagar salários a todos os nossos trabalhadores ucranianos durante este período", acrescenta o CEO da PMI.

A PMI continua a apoiar os esforços humanitários, a prestar ajuda e a fazer o que está ao seu alcance pelos seus trabalhadores e pelo povo ucraniano. Entregámos, em diversos países, remessas de alimentos, medicamentos e de outros bens de primeira necessidade, em parceria com ONGs.

Num espaço de cinco dias, os trabalhadores da PMI doaram mais de 300.000 USD para assistência humanitária na Ucrânia, através do nosso programa interno de contribuições – Projects with a Heart – sendo que a PMI vai igualar os donativos dos trabalhadores. Adicionalmente, a PMI comprometeu-se ainda com uma verba inicial de 10 milhões de USD para apoiar os esforços humanitários internacionais.

Jacek Olczak acrescentou: "Dada a situação atual, o Conselho de Administração e a Equipa de Gestão Sénior decidiram suspender todos os investimentos planeados na Rússia e ativar planos de redução das nossas operações de fabrico. Durante esse período, iremos apoiar os nossos trabalhadores na Rússia e continuaremos a pagar os seus salários".

 

Notas aos editores

A PMI entrou no mercado ucraniano em 1994. A 25 de fevereiro de 2022, anunciou a suspensão temporária das suas operações na Ucrânia, inclusive na sua fábrica em Kharkiv. Em 2021, a Ucrânia representava cerca de 2% do volume total de cigarros e unidades de tabaco aquecido da PMI e menos de 2% das receitas líquidas totais do Grupo. A empresa tem uma fábrica e aproximadamente 1.300 trabalhadores no país e tem planos de contingência em vigor para reiniciar o fornecimento de produtos assim que as condições de segurança o permitam.

 

Em 2021, a Rússia foi responsável por quase 10% do volume total de expedição de cigarros e unidades de tabaco aquecido e por aproximadamente 6% do total de receitas líquidas do Grupo. A PMI abriu o seu primeiro escritório na Rússia em 1992 e tem atualmente mais de 3.200 trabalhadores no país.

 

Philip Morris International: A construir um futuro livre de fumo

A Philip Morris International (PMI) é a principal empresa internacional de fabrico e comercialização de tabaco, que trabalha na construção de um futuro sem fumo e no desenvolvimento, a longo prazo, do seu portfolio com vista à inclusão de outros produtos, para além do tabaco e da nicotina. O atual portfolio é composto maioritariamente por cigarros e por produtos sem fumo, onde se incluem produtos sem combustão, de e-vapor e de administração oral de nicotina, comercializados em mercados fora dos E.U.A. Desde 2008, a PMI investiu mais de 9 mil milhões de dólares americanos no desenvolvimento, substanciação científica e comercialização de produtos inovadores sem fumo para adultos que de outra forma continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a comercialização dos cigarros. Isto inclui o desenvolvimento de competências de avaliação científica de classe mundial, nomeadamente nas áreas da toxicologia de sistemas pré-clínicos, da investigação clínica e comportamental, bem como de estudos de pós-comercialização. A Agência Americana para a Segurança Alimentar e para o Medicamento, a U.S Food and Drug Administration (FDA), autorizou a comercialização de uma versão do dispositivo IQOS Plataforma 1, e respetivos consumíveis, como um Produto de Tabaco de Risco Modificado (Modified Risk Tobacco Product, MRTP da sigla em Inglês), concluindo que a informação de modificação de exposição destes produtos é apropriada para a promoção da saúde pública.

A 31 de dezembro de 2021, os produtos sem fumo da PMI eram comercializados em 71 mercados e a empresa estima que aproximadamente 15,3 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram completamente para o IQOS e deixaram de fumar. Com uma base sólida e uma especialização significativa em ciências vivas, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou a sua ambição de se expandir para a área do bem-estar e dos cuidados de saúde e de fornecer produtos e soluções inovadoras que visem responder às necessidades não supridas dos doentes e dos consumidores.

 

Para obter mais informações, consulte www.pmi.com e  www.pmiscience.com.

 

Para mais informações, contactar: 

PMI
Isabel Soares | 914 311 611| isabel.soares@pmi.com

ALL Comunicação

Carla Grou | 91 782 54 79 | carla.grou@allcomunicacao.pt

Joana Madeira Pereira | 96 512 20 20 | joana.pereira@allcomunicacao.pt

José Aguiar | 91 239 49 20 | jose.aguiar@allcomunicacao.pt

Partilhar