Tabaqueira afirma a sua aposta num futuro mais sustentável

1

A Tabaqueira assegurou a sua participação na 5ª edição da Leadership Summit Portugal no painel de debate “A urgência de ser sustentável” (assista, aqui), com a intervenção de Jennifer Motles, responsável pela área de sustentabilidade da Philip Morris International (PMI).

Neste compromisso de rumo a um futuro mais sustentável, a PMI, de que a Tabaqueira é subsidiária em Portugal, quer transferir mais de 40 milhões de fumadores adultos para produtos alternativos sem combustão e sem fumo até 2025.

Para Jennifer Motles “a forma como, na nossa empresa, entendemos a sustentabilidade passa por abordar os riscos e o impacto social e ambiental que os nossos produtos criam”.  E acrescenta que “o nosso compromisso é criar um futuro melhor para as pessoas”.

Na PMI este processo de transformação é conduzido através de uma política de sustentabilidade que se traduz na sua estratégia de negócios, e inclui uma série de metas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Até 2025, uma das metas é garantir o acesso a um rendimento de subsistência anual a 100% dos agricultores na cadeia de abastecimento da PMI que permita ao agregado familiar aceder a todos os bens essenciais.

Este trabalho é desenvolvido a partir do centro de excelência para as boas práticas agrícolas sediado em Sintra (Portugal) que presta apoio a milhares de produtores de tabaco, presentes em mais de uma dezena de países, como Espanha, Itália, Grécia, Macedónia do Norte, Polónia, Suíça, Líbano, Turquia, África do Sul, Malawi e Moçambique.

A proteção do ambiente é outra das prioridades estratégicas da PMI que se traduz na redução significativa nas emissões absolutas de CO2 e, ainda, na afirmação dos seus objetivos de neutralidade carbónica.

Até 2030, a PMI compromete-se a alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações diretas (escopo 1+2) e, até 2050, em toda a cadeia de valor da empresa (escopo 1+2+3).

A PMI e Tabaqueira apostam em políticas de igualdade e diversidade muito inclusivas. Em 2020, 37,2% das posições de gestão da PMI eram ocupadas por mulheres, e 39% das posições de gestão da Tabaqueira ocupadas por mulheres, em linha com o objetivo global da empresa de ter 40% de posições de gestão por mulheres em 2022.

Em 2019, a Tabaqueira destacou-se ainda por ser a primeira empresa em Portugal a receber o Certificado de Igualdade Salarial por proporcionar salário igual a homens e mulheres por trabalho igual na empresa, independentemente do género.

A Tabaqueira reconhece que a diversidade é um fator de distinção da sua organização e que a qualidade e a excelência dependem hoje de uma política de inclusão, em que a seleção pela qualidade é independente de sexo, etnia ou religião, afirmando, simultaneamente, o seu compromisso em criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, para além de promover o desenvolvimento de carreira para todos.

Novos rumos para o Planeta, para a Democracia e para a Humanidade foi o tema da 5ª edição do Leadership Summit Portugal que decorreu esta terça-feira, 28 de setembro, e que reuniu líderes nacionais e internacionais, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Várias gerações de líderes, com intervenções inspiradoras, procuraram responder às principais questões do nosso tempo, com vista a construir um futuro onde o Homem, a Sociedade e o Planeta são as prioridades centrais.

Em palco grandes nomes nacionais e internacionais como Ali Tabrizi, autor do documentário Seaspiracy da Netflix, Ziya Tong, apresentadora do Daily Planet e autora best-seller, Michael Baum, professor, Daniel Susskind, autor do best-seller "O mundo sem trabalho", entre outros.

A Tabaqueira associou -se a este evento com a participação de Jennifer Motles, responsável pela área de sustentabilidade da Philip Morris International, afirmando a sua visão para um futuro mais sustentável.

Partilhar