16-07-27_pmi_day-3-6935
Ciência e Inovação

Produtos Inovadores para Fumadores

Criar Alternativas Menos Nocivas aos Cigarros  

O fumo de um cigarro contém nicotina, um componente natural do tabaco e muitos químicos nocivos. Estas toxinas - e não a nicotina - são a principal causa de doenças relacionadas com o consumo de cigarros. Estamos a desenvolver produtos alternativos aos cigarros, que contêm nicotina e oferecem um sabor satisfatório para os atuais fumadores, mas sem o fumo.

Concentrámo-nos em duas formas de o fazer que eliminam a combustão do tabaco. A primeira é o aquecimento do tabaco para gerar um vapor com sabor e nicotina, reduzindo significativamente os níveis de químicos nocivos no vapor. A segunda é produzir vapor que contém nicotina, mas sem usar tabaco. E isto é apenas o início.

 

Holding an iQOS

Produtos de Tabaco Aquecido

Através de investigação e desenvolvimento amplamente aprofundados, conseguimos criar dois produtos inovadores de tabaco aquecido: IQOS e TEEPS. Cada um destes produtos aquece o tabaco de forma distinta.

Graças a uma tecnologia sofisticada, o IQOS aquece uma mistura de tabaco especialmente preparado abaixo dos 350°C, sem combustão, chama, cinza ou fumo. Isto origina um vapor com sabor e nicotina, libertando o verdadeiro aroma do tabaco aquecido. Uma vez que não existe processo de combustão, os níveis de constituintes nocivos são significativamente reduzidos por comparação com os existentes no fumo do cigarro. É isto que faz com que o IQOS seja um produto sem fumo e aceitável, tendo já sido adotado por mais de dois milhões de fumadores.

O sistema de aquecimento IQOS funciona com três componentes principais: um cilindro de tabaco (intitulado HEETS ou HeatSticks), um dispositivo IQOS e um carregador. O consumidor apenas insere o cilindro de tabaco dentro do dispositivo, onde se dá o aquecimento através de uma resistência eletrónica. De seguida consome o HeatStick, e uma vez terminado deve ser removido do dispositivo e pode ser colocado com segurança num caixote de lixo. Quando é necessário, o consumidor recarrega o dispositivo ligando-o a um carregador.

 

Platform 2: TEEPS

Semelhante a IQOS, TEEPS aquece o tabaco de forma a libertar o seu verdadeiro sabor. No entanto, TEEPS utiliza uma fonte alternativa de aquecimento para extrair os sabores do tabaco e a nicotina das folhas de tabaco. O aquecimento é feito por via de uma extremidade em carbono e tem uma aparência que permite uma experiência sensorial semelhante a um cigarro, sem que o seja. A fonte de aquecimento em carbono na extremidade de TEEPS é acesa e o calor é então transferido para uma ligação ao tabaco de processamento único. O consumidor, ao aspirar TEEPS obtém um vapor com sabor e nicotina até ao final da experiência. O desenho de produto patenteado como TEEPS previne a combustão do tabaco.

Platform 2: TEEPS

Produtos sem Tabaco

Estamos a desenvolver duas plataformas de produto que contêm nicotina mas não tabaco, ambas usando nicotina extraída da folha de tabaco. Estes produtos sem tabaco produzem um vapor que contém nicotina de formas distintas.

Uma das plataforma aquece um e-líquido que contém nicotina e sabores por via de um aquecedor eléctrico que gera um e-vapor. Esta plataforma inclui cigarros electrónicos como os Nicocig e Vivid disponíveis em Inglaterra, e Solaris em Espanha e Israel. Também inclui o MESH, a nossa próxima geração de produtos e-vapor.

Platform 2: TEEPS

A tecnologia de aquecimento MESH usa uma malha metálica com pequenas perfurações para aquecer uma cápsula de líquido prevamiente cheia e selada, que contém nicotina e sabores que geram um vapor. O MESH também tem um dispositivo ativado por aspirações e um sistema detetor de baixo nível de líquido, que asseguram a consistência e qualidade do vapor gerado e aspirado. Estas melhorias respondem às preocupações em relação à qualidade, segurança, consistência e origem dos atuais vapores para adultos. Lançámos um teste do MESH com a oferta de quatro sabores únicos de e-líquidos, em Inglaterra, em Novembro de 2016.

A outra plataforma de produto é desenvolvida tendo por base a tecnologia que adquirimos em 2011. Os produtos desta categoria reproduzem a experiência sensorial e o ritual do ato de fumar, sem tabaco e sem combustão. STEEM, ao contrário de um cigarro eletrónico, gera um vapor com nicotina na forma de um sal de nicotina. Quando o consumidor aspira através da boquilha, ocorre uma reação química entre a nicotina (uma base fraca) e um ácido orgânico fraco que produz um vapor que contém sal de nicotina. Prevemos realizar um teste em cidade com o STEEM em 2017.