Philip Morris International lança Relatório Integrado de 2021 que inclui uma nova estratégia e índice de sustentabilidade

O relatório aborda os progressos feitos para alcançar as metas de sustentabilidade, bem como uma atualização relativa ao processo de transformação da empresa para acelerar o fim do tabagismo.

 

A Philip Morris International Inc. (PMI) publicou hoje o seu terceiro Relatório Integrado anual, que inclui uma Declaração de Propósito atualizada, um novo enquadramento ambiental, social e de governança (ESG da sigla em Inglês), bem como informação detalhada acerca da sua visão estratégica, desempenho, gestão e dos seus modelos de criação de valor. O conteúdo deste relatório foi fundamentado por uma avaliação formal de materialidade da sustentabilidade realizada em 2021.

 

"A sustentabilidade e o desempenho do negócio estão intrinsecamente ligados e reforçam-se mutuamente. As nossas ações - fundamentadas em dados, em ciência e em factos - falam mais alto do que as palavras. A PMI está empenhada em posicionar-se como um agente de mudança e de defesa de valores positivos. E entendemos que o nosso negócio deve caminhar no sentido de promover alternativas eficazes ao consumo continuado de cigarros para os fumadores adultos que não deixem de fumar. Para garantir isto, estamos a posicionar-nos na vanguarda em termos de tecnologia, ciência, inovação e foco no consumidor. Com os olhos postos no futuro, estamos também a expandir o nosso negócio para outras áreas, que vão além do tabaco e da nicotina, tais como o bem-estar e os cuidados de saúde", referiu Jacek Olczak, CEO da PMI.

 

A PMI expandiu o seu capital social, humano, intelectual e industrial, de uma forma que lhe permitiu ir mais além e mudar o foco dos seus objetivos a longo -prazo, passando de uma perspetiva da redução de nocividade para um impacto positivo real na sociedade. As alterações feitas à Declaração de Propósito da PMI garantem uma representação atualizada e justa de toda a estratégia da empresa, e expandem o horizonte do propósito da empresa de construir um futuro sem fumo para algo maior, e que inclui o objetivo estratégico da PMI em se tornar, a longo-prazo, numa empresa de lifestyle, bem-estar e cuidados de saúde.  

 

A avaliação de materialidade da sustentabilidade da empresa em 2021 ajudou a identificar as prioridades ESG, nas quais a empresa deve concentrar os seus recursos.

 

Consequentemente, a PMI redesenhou a sua estrutura de ESG, reconhecendo duas áreas distintas: as que estão relacionadas com os seus produtos e as que estão relacionadas com as suas operações comerciais. Esta distinção constitui a base da nova abordagem de sustentabilidade da PMI, que consiste em oito estratégias claramente orientadas para o impacto com que visam abordar os seus tópicos mais materiais dos ESG. Estas oito estratégias – quatro destinadas ao impacto dos produtos e quatro destinadas ao impacto operacional da empresa – são acompanhadas por um enquadramento sólido de nove fatores relativos à governança.

 

O Roteiro PMI para 2025 foi reformulado, em conformidade, e consiste agora em 11 objetivos diretamente ligados a estas oito estratégias, e explica, de forma clara, os impactos sociais e ambientais que a PMI pretende alcançar. Adicionalmente, para avaliar o progresso feito no sentido de alcançar estes objetivos, a PMI introduziu 19 indicadores concretos para mostrar, de forma transparente, como é que a empresa define o sucesso e avalia o seu progresso, tornando as suas melhorias tanto mensuráveis, como verificáveis. Estes indicadores constituem o novo Índice de Sustentabilidade da PMI, que associa, de forma explícita, 30% do programa de compensação a longo-prazo ao seu desempenho em termos de ESG.

 

Emmanuel Babeau, CFO da PMI, afirmou: "Orgulho-me de poder dizer que o nosso programa de remuneração de executivos reflete agora o compromisso da empresa em colocar a sustentabilidade no centro da nossa estratégia corporativa. O Índice de Sustentabilidade da PMI promove um alinhamento ainda maior com os interesses dos acionistas e de outros stakeholders, formando uma forte ligação entre as nossas práticas de compensação executiva e o desempenho da empresa a curto e longo prazo, em termos de ESG".

 

No Relatório Integrado de 2021, em linha com a nova estratégia, a PMI organizou a sua narrativa de progresso em duas categorias: o impacto dos seus produtos e o impacto das suas operações. Destes, destacamos o seguinte:

 

Impacto do produto*

  • 21,7 milhões* é o total de utilizadores adultos dos produtos sem fumo da PMI, à data de 31 de dezembro de 2021, dos quais 15,3 milhões* mudaram completamente para estes produtos e deixaram de fumar; face aos 18,3 milhões* e 13,0 milhões*, respetivamente, em 2020.

     

  • 29,1%* das receitas líquidas ajustadas provenientes de produtos sem fumo, que se encontravam disponíveis para venda em 71 mercados em todo o mundo até ao final do ano; face aos 23,8%* e 64, respetivamente, em 2020.

     

  • 99% das despesas de I&D ajustadas em produtos sem fumo, perfazendo um total de 566 milhões de dólares americanos, consistentes em proporção, mas 14% acima, quando comparadas aos 495 dólares americanos gastos em 2020.

     

  • 86% de taxa de reciclagem de dispositivos IQOS devolvidos aos nossos centros de reciclagem centralizados. É esta a percentagem média ponderada de reciclagem para cada dispositivo, face aos 84% em 2020.

 

 

Impacto operacional*

  • 39,7% dos cargos de gestão ocupados por mulheres, no caminho certo para alcançar a meta dos 40% em 2022.

     

  • Cinco avaliações de impacto nos direitos humanos realizadas desde 2018 nos países de maior risco, com planos de ação a serem implementados, comparativamente às quatro avaliações feitas 2020.

     

  • 67% dos agricultores que fornecem tabaco à PMI, e que daí garantem a sua subsistência, são contratados, face aos 48% em 2020.

     

  • Redução de 18% das emissões totais de CO2e na nossa cadeia de valor (âmbito 1+2+3) e de 33% nas nossas operações diretas (âmbito 1+2), face à linha de referência de 2019.

     

  • 100% do tabaco comprado sem risco de desflorestação das florestas primárias e protegidas.

 

 

"O nosso Relatório Integrado 2021 visa responder à procura de informações mais robustas, comparáveis e fiáveis sobre os riscos e desempenho do nosso ESG, incluindo dados relacionados com a transformação da empresa, oferecendo assim aos nossos stakeholders a visibilidade para o futuro no qual estamos a trabalhar", referiu Jennifer Motles, Responsável de Sustentabilidade da PMI. "2021 foi um ano cheio de concretizações, mas os desafios persistem. À medida que continuamos a transformar, a aprender e a descobrir melhores formas de desenvolver soluções que tenham impacto significativo, esperamos que a transparência com que comunicamos e a vontade com que manifestamos o nosso compromisso promova o diálogo com aqueles que podem ajudar a acelerar o ritmo da mudança".

 

A preparação do Relatório Integrado de 2021 tem em consideração normas e enquadramentos internacionais, tais como: Global Reporting Initiative (GRI); UN Global Compact (UNGC); UN Sustainable Development Goals; Value Reporting Foundation (VRF), incluindo a utilização das suas Normas SASB, os Princípios de Pensamento Integrados e o Quadro Integrado de Apresentação de Relatórios; e algumas das recomendações da Task Force sobre Divulgações Financeiras relacionadas com o Clima (TCFD).

 

Para consultar o Relatório Integrado de 2021 da PMI aceda aqui. Para saber mais sobre a sustentabilidade na PMI, visite a página dedicada no nosso website.


Philip Morris International: A construir um futuro livre de fumo

A Philip Morris International (PMI) é a principal empresa internacional de fabrico e comercialização de tabaco, que trabalha na construção de um futuro sem fumo e no desenvolvimento, a longo prazo, do seu portfolio com vista à inclusão de outros produtos, para além do tabaco e da nicotina. O atual portfolio é composto maioritariamente por cigarros e por produtos sem fumo, onde se incluem produtos sem combustão, cigarros eletrónicos e de administração oral de nicotina, comercializados em mercados fora dos E.U.A. Desde 2008, a PMI investiu mais de 9 mil milhões de dólares americanos no desenvolvimento, substanciação científica e comercialização de produtos inovadores sem fumo para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a comercialização dos cigarros. Isto inclui o desenvolvimento de competências de avaliação científica de classe mundial, nomeadamente nas áreas da toxicologia de sistemas pré-clínicos, da investigação clínica e comportamental, bem como de estudos de pós-comercialização. A Agência Americana para a Segurança Alimentar e para o Medicamento, a U.S Food and Drug Administration (FDA), autorizou a comercialização de uma versão do dispositivo IQOS Plataforma 1, e respetivos consumíveis, como um Produto de Tabaco de Risco Modificado (Modified Risk Tobacco Product, MRTP da sigla em Inglês),        concluindo que a informação de modificação de exposição destes produtos é apropriada para a promoção da saúde pública. A 31 de março de 2022, os produtos sem fumo da PMI eram comercializados em 71 mercados. Com uma base sólida e uma especialização significativa em ciências vivas, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou a sua ambição de se expandir para a área do bem-estar e dos cuidados de saúde e de fornecer produtos e soluções inovadoras que visem responder às necessidades não supridas dos doentes e dos consumidores. Para obter mais informações, consulte www.pmi.com e www.pmiscience.com.

*Os números apresentados para 2021 e 2020 incluem a Rússia e a Ucrânia. Dada a incerteza e volatilidade relativamente às operações da empresa nestes dois países, aquando da divulgação dos lucros da PMI no primeiro trimestre de 2022, a 21 de abril, a PMI forneceu também dados e comparações numa base pro forma, excluindo as suas operações nestes dois mercados para todos os períodos e fornecendo uma visão mais compreensível do desempenho comercial da empresa.

 

Declarações de Advertência

Este comunicado de imprensa contém projeções de resultados futuros e outras afirmações em antecipação. A obtenção de resultados futuros está sujeita a riscos, a incertezas e a vários pressupostos. No caso da materialização de determinados riscos ou incertezas, ou de alguns dos pressupostos subjacentes se revelarem imprecisos, os resultados reais podem variar materialmente daqueles contidos em tais declarações prospetivas. De acordo com as disposições de "safe harbor" da Private Securities Litigation Reform Act de 1995, a PMI está a identificar fatores importantes que, individualmente ou em conjunto, poderão fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles contidos em quaisquer declarações prospetivas feitas pela PMI.

 

Os riscos comerciais da PMI incluem: o aumento dos impostos especiais de consumo, bem como estruturas fiscais discriminatórias; o aumento das restrições regulamentares e de comercialização, que poderiam reduzir a nossa competitividade, suprimir a nossa capacidade de comunicar com consumidores adultos, ou mesmo proibir alguns dos nossos produtos em determinados países ou mercados; as preocupações de saúde relacionadas com o consumo de tabaco e de outros produtos com nicotina e a exposição ao fumo no meio ambiente; os litígios relacionados com o consumo de tabaco e com a propriedade intelectual; a concorrência intensa; os efeitos dos desenvolvimentos económicos, regulamentares e políticos globais ou individuais em certos países, bem como catástrofes naturais e conflitos; o impacto e consequências da invasão russa da Ucrânia; as alterações no comportamento dos fumadores adultos; a perda de receitas resultante da contrafação, contrabando e compras transfronteiriças; as investigações governamentais; as taxas de câmbio desfavoráveis, desvalorizações monetárias e limitações na capacidade de repatriação de fundos; as alterações adversas nas leis fiscais aplicáveis às empresas; as alterações adversas no custo, disponibilidade e qualidade do tabaco e de outros produtos, bem como nas matérias-primas agrícolas e nos componentes para os nossos dispositivos eletrónicos; e a integridade dos seus sistemas de informação e eficácia das suas políticas de privacidade de dados. A rentabilidade futura da PMI pode também ser afetada negativamente, caso não seja bem sucedida nas suas tentativas de produzir e comercializar produtos de risco reduzido ou caso a regulamentação ou tributação não venha a diferenciar tais produtos dos cigarros convencionais; se for incapaz de introduzir, com sucesso, novos produtos, promover a equidade das marcas, entrar em novos mercados ou melhorar as suas margens através do aumento dos preços e do aumento de produtividade; se for incapaz de expandir o seu portfólio de marcas internamente ou através de aquisições e do desenvolvimento de parcerias comerciais estratégicas; ou se for incapaz de atrair e reter os melhores talentos globais, incluindo mulheres ou candidatos diversificados. Os resultados futuros estão também sujeitos à menor previsibilidade do desempenho da nossa categoria de produtos de risco reduzido.

 

Além disso, os riscos comerciais da PMI também incluem riscos e incertezas relacionados com as aquisições da Fertin Pharma A/S ("Fertin"), OtiTopic, Inc. ("OtiTopic") e Vectura Group plc ("Vectura"), incluindo, entre outros aspetos: (1) a possibilidade de a integração das operações da Fertin e da Vectura com as da PMI poder ser mais difícil e/ou mais morosa do que o previsto, não possibilitando a aceleração da entrada da PMI em outras plataformas sem fumo e que vão além da nicotina; (2) a possibilidade de as respetivas integrações da Fertin e da Vectura na PMI poderem ser mais dispendiosas do que o previsto e terem resultados adversos imprevistos relacionados com os negócios existentes da Fertin, da Vectura ou da própria PMI; (3) a impossibilidade de acesso ou aquisição de bens de propriedade, tecnologia e/ou conhecimentos de desenvolvimento farmacêutico diferenciados, conforme previsto no âmbito destas aquisições; (4) os riscos associados aos contratos de terceiros contendo consentimento e/ou outras disposições contratuais, que possam ser desencadeados pelas aquisições; (5) o sucesso dos esforços de investigação e desenvolvimento da Fertin, OtiTopic e Vectura, incluindo a capacidade de obter aprovação regulamentar para novos produtos e a capacidade de comercializar ou licenciar estes novos produtos; (6) quaisquer preocupações imprevistas de segurança, qualidade ou eficácia e o impacto das preocupações identificadas associadas aos produtos desenvolvidos pela Fertin, OtiTopic e Vectura; e (7) a capacidade da PMI garantir a retenção de quadros-chave da Fertin e da Vectura, ou de contratar talentos para estas empresas, devido à sua ligação à PMI.

 

A PMI está ainda sujeita a outros riscos, conforme detalhado periodicamente nos documentos públicos que submete, incluindo o Relatório Anual da PMI no Formulário 10-K para o quarto trimestre e final de ano, em 31 de dezembro de 2021, e no Formulário 10-Q para o trimestre terminado a 31 de março de 2022. A PMI adverte que a lista de fatores importantes precedente não compreende, ainda assim, todos os potenciais riscos e incertezas. A PMI não se compromete a atualizar qualquer declaração prospetiva que possa fazer periodicamente, com exceção do decurso normal das suas obrigações de divulgação pública.

Partilhar