Tabaqueira reconhecida por uso sustentável da água - Primeira fábrica em Portugal a receber a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS)

AWS

Albarraque, 22 de março de 2018 – A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI), maior empresa do setor em Portugal e detentora da principal operação industrial de tabacos no país, para além de ser uma das dez principais exportadoras nacionais, anunciou hoje, Dia Mundial da Água, que a sua fábrica em Albarraque, Sintra, foi a primeira no país - e a primeira das afiliadas europeias da PMI - a ser certificada pela Alliance for Water Stewardship (AWS). Esta certificação reconhece as boas práticas da empresa quanto ao uso de água em todas as atividades que desenvolve, com enfoque nas suas atividades fabris, resultado de todo um trabalho auditado pela SGS Portugal. Esta certificação reconhece ainda os esforços e a preocupação da Tabaqueira com a bacia hidrográfica local e as necessidades da comunidade ao seu redor.

Para a Tabaqueira a sustentabilidade é o seu modelo de negócio, o que significa criar valor a curto, médio e longo prazo e, em simultâneo, minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. No que à água diz respeito, a empresa assumiu recentemente um compromisso público de promover a sua boa gestão através de uma série de iniciativas.

Para Miguel Matos, Diretor-Geral da Tabaqueira, “à medida que progredimos em direção à construção de um Portugal livre de fumo, a redução da nossa pegada ambiental e a gestão sustentável dos recursos limitados do planeta são partes tão estratégicas quanto a redução da toxicidade dos nossos produtos. O compromisso que assumimos com a sustentabilidade é transversal a toda a nossa atividade e assenta em quatro pilares: redução da nocividade dos nossos produtos, respeito pelas pessoas, proteção do ambiente e excelência operacional. Esta é uma importante conquista para nós, enquanto primeira empresa em Portugal a obter esta certificação.” Segundo Andreas Schwartz, Diretor de Operações e responsável pela fábrica, “na Tabaqueira estamos todos empenhados num uso sustentável da água. Estamos especialmente orgulhosos por ter sido a fábrica da Tabaqueira a primeira em Portugal a ser certificada pela norma AWS. Vamos, claro, continuar a trabalhar com entidades e comunidades locais com total transparência, com o objetivo de continuamente melhorarmos a nossa ação no perímetro da nossa fábrica, bem como na nossa área de influência geográfica.“

João Marques, Presidente do Conselho de Administração da SGS Portugal sublinhou a importância do tema abordado: “a questão ambiental está no topo da agenda dos governos, sociedade civil e, provavelmente, assim continuará por algum tempo. A água é um desafio partilhado, crescente e requer uma abordagem colaborativa para a sua correta administração. Atingir uma certificação como a Alliance for Water Stewardship, demonstra o compromisso da Tabaqueira em conduzir os assuntos relacionados com a água, sendo com orgulho e consideração que a SGS sublinha o facto de ter sido escolhida como parceira desta iniciativa pioneira, tornando a Tabaqueira o primeiro local de produção de Tabaco na Europa e a primeira empresa em Portugal a obter a certificação da AWS”, destacou João Marques

 

 

A PMI integrou a AWS em 2017. Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade e proteção do ambiente da Tabaqueira, consulte o sítio de internet e as suas redes sociais (Internet, Linkedin, Facebook, Twitter), e sobre o desempenho e esforços da PMI neste domínio consulte a página de internet www.pmi.com/sustainability e o mais recente Relatório de Sustentabilidade da PMI, que pode ver aqui.

**

A Tabaqueira é a subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal e a maior empresa do setor no país. Encontra-se entre as dez principais empresas exportadoras nacionais, exportando para mais de 25 países. A PMI é a principal empresa internacional do setor do tabaco. Em 2016 anunciou a missão da PMI em contribuir para um futuro melhor em que os produtos tradicionais de tabaco combustíveis sejam substituídos por alternativas sem fumo menos prejudiciais. Ver mais informação em Tabaqueira e em PMI.

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, análises e certificação. Reconhecida desde 1878 como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 97.000 funcionários, opera numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Partilhar